sábado, 6 de outubro de 2012

Um pouco de engenharia estrutural...


“(...) E então Zeus, triunfante, castigou seus inimigos - escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora - lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Underworld, para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas, porém, uma pena especial: pô-lo a sustentar, nos ombros e para sempre, o peso do Firmamento.”

(Mitologia Grega)



             A expressão “carregar o mundo nas costas” surgiu a partir do mito de Atlas, Titã que se uniu a seus irmãos e se revoltou contra Zeus e o Olimpo.
            Não é preciso ser engenheiro para saber que uma estrutura só é forte se possui uma base forte. Tenho certeza que um dia, mesmo que por um instante, você já se sentiu como Atlas, como se “carregasse o mundo nas costas” ...bem, esqueça! Esse não é o ponto. Assumir para si o peso do mundo é um equívoco, além do mais, é puro egocentrismo. Como eu disse, poucas linhas acima, “uma estrutura só é forte se possui uma base forte. Você tem uma base forte? Já se perguntou quais são seus pilares?
            Uma base forte pode ter muitos significados, isso varia de pessoa pra pessoa... O que importa, é que de um jeito ou de outro, elas existem e é muito importante que você as conheça. Um bom engenheiro só sabe o quanto sua estrutura é forte por que conhece suas bases, sabe do que são feitas, confia nelas e cuida para que se mantenham sempre firmes.
         O mito ainda conta: Atlas foi posteriormente libertado de seu fardo após a construção dos Pilares de Hércules, sobre os quais os céus foram colocados, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida (referência ao Estreito de Gibraltar).
            Atlas sabia da importância de manter o Firmamento em seu lugar, que se um dia, tais Pilares ruíssem, a passagem para seu reino deixaria de existir, condenando-o a destruição e ele próprio ao exílio. Nunca mais pisaria no reino pelo qual nutria tanto afeto; então Atlas decidiu guardar os Pilares, para que seu reino permanecesse seguro por toda a eternidade. E ele continua lá, e ainda pode ser visto sob os céus do Estreito de Gibraltar, zelando por Atlântida... Quem sabe um dia ele nos permita visitar seu mítico e maravilhoso reino...
           Família, amigos, estrutura social e financeira, não importa quais sejam seus pilares, são eles que te livram do peso dos seus problemas nos momentos de dificuldade. Torne-se guardião deles e os proteja assim como fez Atlas, ou do contrário, firme bem os pés, pois o peso poderá ser todo seu novamente. Estaria você preparado para suportá-lo sozinho?
 

2 comentários:

  1. Texto interessante, acho que as relações sociais como um todo são o pilar de qualquer pessoa, jamais a estrutura financeira... mas é utopico numa realidade ocidental capitalista de considerações materialistas... no fim até as relações sociais dependem do capital, enfim... gostei do blog... ganhou um leitor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, hoje em dia é difícil falar de relações sociais e não falar de capitalismo... A todo momento somos bombardeados com informação e geralmente a maioria tem relação ao consumismo desenfreado... e hoje em dia infelizmente, pra se estar incluso numa sociedade de valores banais e fúteis é preciso sequacidade... O "ter" tem muito mais importância que o "ser". Obrigado, que bom que gostou do blog... eu criei mais como uma via idéias, onde a troca de feedbacks é o carro chefe. Abç!

      Excluir